FAQ

Como funciona o mentoring na preparação para concursos públicos?

O mentoring pode ser entendido como um processo de aperfeiçoamento pelo qual um profissional altamente especializado (Mentor), com vasta experiência em determinada área do conhecimento, assume o compromisso de compartilhar com outra pessoa menos experiente (Mentorado) técnicas e procedimentos com a finalidade de atingir um objetivo previamente determinado.No âmbito da preparação para concursos públicos o papel de Mentor geralmente é exercido por profissionais que se prepararam, foram aprovados em concursos públicos e atualmente também atuam na área da docência.

Coaching e Mentoring são expressões sinônimas?

Não. O coaching também é um processo de aperfeiçoamento pessoal ou profissional. Entretanto, o Coach (papel exercido por um profissional com formação específica) não precisa ser um especialista na área que o Coachee (aluno) deseja se desenvolver. Por meio de perguntas altamente impactantes e direcionadas o Coach possibilitará que o Coachee desenvolva as habilidades necessárias para alcançar os seus objetivos.

É possível adquirir no site um curso de coaching e outro de mentoring?

É possível, mas não é indicado. Como também possui formação para atuar como Coach, sempre que recomendável o Prof. Fabiano Pereira aplica técnicas de coaching durante o acompanhamento do aluno, vislumbrando sempre a máxima performance durante a preparação.

Qual o prazo de duração do mentoring?

O processo de acompanhamento, em regra, tem a duração de 3 (três) meses. Todavia, existem alguns processos que são mais longos. Isso ocorre, por exemplo, quando um edital de concurso estabelece prazo superior a 4 (quatro) meses entre a data de publicação e a data da prova. Verifique nas informações do curso que deseja adquirir qual será o prazo de duração.

É possível renovar o mentoring por mais de um período?

Se o mentorado (aluno) estiver satisfeito com os resultados obtidos, que são facilmente percebidos, pode continuar sendo acompanhado no processo de mentoring pelo período que desejar, sem limitações. Se você já possui um bom nível de conhecimento das disciplinas que serão cobradas em seu concurso, pesquise também sobre o curso ADVANCED, que foi especialmente desenvolvido para aqueles que já participaram de algum curso anterior de mentoring ou que têm conseguido percentual de produtividade nos concursos públicos acima de 85% e ainda não obtiveram a nomeação desejada.

Como são realizados os contatos entre o mentor (professor) e o mentorado (aluno)?

A primeira reunião será realizada pelo SKIPE, ao vivo, pois o professor precisa conhecer um pouco mais da trajetória do aluno: disponibilidade diária/semanal de tempo para estudar, concursos a que se submeteu, nível de conhecimento em relação às disciplinas que serão estudadas, nível de ansiedade, grau de comprometimento, entre outras situações. Os demais contatos serão feitos diretamente pela plataforma de acompanhamento do site, ou, em algumas situações, pelo WhatsApp.

Será fornecido algum curso teórico ou material didático durante o mentoring?

Não. O mentoring é um processo de aconselhamento, portanto, não será fornecido material didático. Todavia, durante o acompanhamento serão disponibilizados dezenas de vídeos exclusivos, ensinando técnicas de preparação e de aprendizagem acelerada.

Como será avaliada a produtividade do aluno durante o processo de mentoring?

Após a primeira conversa pelo SKYPE o professor assume o compromisso de elaborar uma planilha de estudos em conformidade com o perfil do aluno. Esse planejamento pode ser alterado a qualquer momento, sempre que necessário para o aumento da performance durante a preparação. Além disso o aluno será submetido a simulados quinzenais, que serão disponibilizados na plataforma do site a partir da terceira semana de estudo planejado. As pontuações obtidas nos simulados poderão ser comparadas com as de outros alunos e serão incluídas em um ranking, que servirá de parâmetro para auferir o desempenho individual.

A contratação do serviço de mentoring é garantia de minha aprovação em concurso público?

O mentoring é uma atividade-meio que tem por finalidade apresentar ao mentorado (aluno) as mais eficientes e eficazes técnicas e metodologias de estudo, aumentando assim as chances de aprovação em concursos públicos, a exemplo do que ocorreu com vários de nossos ex-alunos (pesquise na seção “DEPOIMENTOS”). Contudo, a simples contratação do serviço não garante a aprovação em um concurso público, pois vários fatores externos podem influenciar na produtividade final de cada aluno.

A orientação para as questões discursivas está incluída dentro do serviço de mentoring?

Se o aluno deseja ter questões discursivas (redações) corrigidas e acessar as respectivas aulas sobre o tema, deve contratar um curso a parte, também disponível aqui no site.